Pimentas.

As pimentas tem ação antioxidante, melhoram a digestão estimulam a circulação afastam doenças do coração e são ótimas fonte de betacaroteno.

As pimentas são os condimentos de maior personalidade em todas as culinárias.

É melhor moer as pimentas em grãos conforme a necessidade, não só para obter mais sabor, mas também pela cerimônia.

As hortícolas como dedo-de-moça são as mais benéficas, pois são ricas em capsaicina.

Já as piperáceas, como a pimenta-do-reino, contem piperina. As duas substâncias produzem efeito similar, pois aumentam a produção de endorfina que, por sua vez, gera sensação de bem-estar.

Os efeitos benéficos da pimenta são sobre distúrbios circulatórios ou digestivos e um anti-inflamatório potente para reumatismo e dores articulares.

A pimenta pode ter entre seis e dez vezes mais vitamina C que uma laranja.

A ingestão regular de pimenta contribui para evitar males do envelhecimento ajudam a repor o dano genético celular através da clorofila das pimentas verdes, e os bioflavonoides (abundantes em todas as espécies).

Ricas em vitamina A, E, e C, em acido fólico, zinco, e potássio, elas tem fortes propriedades antioxidantes protetoras do DNA celular.

E o licopeno das pimentas vermelhas, antioxidante eficiente, previne contra o câncer. O consumo de pimenta é essencial para quem sofre de enxaquecas.

A pimenta traz alguns mitos, como o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorroidas. No entanto usada com moderação promove justamente o oposto.

Quanto mais ardida à pimenta, mais o corpo produz “endorfina” Ou seja, mais prazer, menos dor e ainda reduz o apetite cada 6 gr de pimenta queima cerca de 45 calorias.

Embora muitos pensem que a pimenta irrita o estômago ela na verdade protege a mucosa estomacal, mas o excesso pode ser prejudicial.

A pimenta é vasodilatadora, pode e deve ser consumida por hipertensos.

Tenho paixão pelo dedo-de-moça, pois sem sementes deixa um picante razoável.

No mousse de chocolate, coloque uma trisca, só para dar um toque.

Um comentário:

  1. Estou aqui para lhe dar os parabéns e dizer que muito estou aprendendo, bjssss e obrigada menina linda e do bem.

    ResponderExcluir