Vinho Tinto, um Brinde a Saúde e Adeus a Homocisteína.

Colocar o vinho no cardápio do dia a dia faz bem ao coração e, segundo pesquisas, uma de suas moléculas pode combater o câncer e proporcionar longevidade. Agora, novos estudos apontam o resveratrol uma substância encontrada na uva, como sendo um aliado contra a homocisteína.


Além da degustação, conta com os benefícios da bebida na prevenção de doenças cardíacas. De artigo de luxo, o vinho vem se transformando em recomendação de muitos cardiologistas.


Os cientistas começaram a desconfiar dos benefícios do vinho para o sistema circulatório ao observar estudos de populações. Ainda nos anos 50, chamou atenção o que ocorria na França. Seu povo se empanturrava de comidas gordurosas, mas mesmo assim, tinha um índice de mortes por doenças cardíacas menores do que em outros países ocidentais. O mistério foi resolvido quando se percebeu uma diferença fundamental: eles são bebedores contumazes de vinho.


E o Suco de Uva?


Existe entre 0,03 e 0,15 miligrama de resveratrol em cada 100 gramas de uva. Mas, o vinho tinto tem valores maiores que um suco, graças ao seu processo de fabricação. Artérias sem placas Além disso, o resveratrol dificulta a agregação de plaquetas, células sanguíneas que correm até um determinado local de uma artéria, quando nela há uma lesão.


Normalmente, as plaquetas se concentram na região danificada com o objetivo de formar um tampão para estancar o sangue. Mas esse congestionamento em um vaso já estreitado pela gordura ali depositada pode causar uma obstrução fatal. Essas ações da substância do vinho estão comprovadas em trabalhos que mostram o que ocorre nos vasos sanguíneos de quem tem o hábito de bebê-lo.


Grupos de estudo de vários países estão mergulhados em evidências de que o resveratrol tem diversos efeitos benéficos. Entre eles, uma provável ação contra o desenvolvimento de tumores.


Goles contra o herpes Outras investigações, realizadas por cientistas, sugerem que o resveratrol pode ser um bom remédio contra o herpes, combatendo a inflamação.


O segredo está na casca A diferença não se deve as uvas em si, mas ao processo de fabricação da bebida. Na elaboração dos tintos, a casca da fruta é fermentada junto com a polpa. E é justamente nela que está concentrado o resveratrol. Na produção dos brancos, a casca é descartada.


Opte pelo vinho tinto. O vinho tinto tem alto teor de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro dos danos provocados pelos radicais livres, derrames e perda de memória relacionada a idade.


O excesso de álcool é particularmente prejudicial ao cérebro e aumente a probabilidade de derrames. No entanto, com moderação, o álcool tem efeitos anti-inflamatórios e tende a elevar o colesterol HDL, o colesterol bom, o que poderia ajudar a proteger os vasos sanguíneos da destruição.


O maior segredo do vinho tinto parece ser a alta concentração de antioxidantes, ausentes em outras bebidas alcoólicas.


Artigo extraído do livro "Chique é ser saudável" - Heloísa Bernardes


Portanto Amigos Tim-Tim Santé...

Um comentário:

  1. Oi Amiga,
    Gostei do nome do livro "Chique é ser saudável"
    Já conhecia essa fama do vinho, mas com estas explicações ficou mais fácil de entender.

    Ando um pouco atarefada, venho nos blogs muito rapidinho, aproveitando intervalos do meu tempo e ainda inventei de fazer bonecas (rsss).
    Bjs.

    ResponderExcluir