Rotina saudável

Para melhorarmos a nossa qualidade de vida, vale a pena termos em conta os horários naturais e os limites do nosso organismo, que podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, existe uma rotina standard a considerar, de acordo com os horários ocidentais que se regem pelo meridiano de Greenwich.

Hora de acordar: O horário ideal para despertarmos é entre as 7h e às 8h da manhã. A partir das 6h, o nosso corpo produz um hormonio, o cortisol, que nos faz acordar. Entre as 7h e às 8h, a taxa de cortisol no nosso corpo atinge a sua concentração máxima que favorece um acordar espontâneo e com boa disposição.

Lazer: Das 9h às 10h, é um bom horário para os relacionamentos amorosos, pois a taxa de serotonina (neurotransmissor ligado ao prazer) encontra-se no seu expoente máximo. A satisfação aumenta, logo, este é também o horário aconselhado para recebermos massagens de relaxamento.

Trabalho: Um horário excelente para o trabalho é das 10h às 12h. Nesse período, o nosso estado de vigilância atinge o seu pico e a nossa memória de curto prazo está mais ativa. É o momento certo para refletirmos, discutirmos ideias e encontrarmos inspiração.

Descanso: Entre as 13h e às 14h surge uma quebra que não se deve unicamente à digestão do almoço, mas também a uma diminuição da adrenalina. Para voltamos ao ritmo normal, basta uma sesta de 20 minutos.

Movimento: A nossa forma física atinge o seu auge entre as 15h e as 16h, enquanto, simultaneamente, diminui a nossa capacidade intelectual.

Poluição: A partir das 18h, o nosso organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Nesta altura, devemos limitar o consumo de cigarros e evitar, se possível, os engarrafamentos no trânsito. É também neste horário que a nossa atividade intelectual e o estado de vigília atingem um novo pico.

“Happy Hour”: O horário entre as 20h e as 21h é o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que fiquemos embriagados mais rapidamente se ingerirmos bebidas alcoólicas.

Sono: A melatonina (hormonio do sono) invade progressivamente o nosso corpo a partir das 18h. Mas é a partir das 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros a cada duas horas.

Regeneração: Das 21h à 1h da manhã surge uma fase muito importante do sono, porque coincide com o pico da produção do hormonio do crescimento, indispensável à renovação das células e à recuperação física.
Estes relógios endógenos permitem-nos preparar antecipadamente, para determinadas atividades, obtendo assim uma melhor produtividade.


Banana de manhã emagrece.
Emagreça com Saúde!
A fruta entra na primeira refeição do dia afinando a cintura

A tal dieta consiste basicamente no seguinte: no café da manhã, você pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. O motivo? Bem, sabe-se que o líquido dá saciedade. Então, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até às 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa.

Itens proibidos nessa dieta, sorvetes, derivados do leite e álcool. Porque esses produtos desencadeiam processos inflamatórios. “

Esse tipo de dieta não traz prejuízos à saúde. “Isso porque não restringe nenhum grupo de nutriente” “Os carboidratos, tidos como vilões do emagrecimento, não ficam de fora, o que é ótimo E pensar que a banana carrega o peso de ser engordativa”. Essa fama é injusta. Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora em sair do estômago

O poder emagrecedor da banana deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de barriga cheia. Detalhe: o amido resistente aparece muito mais na banana verde.

Pelo sim, pelo não, começar o dia comendo banana só pode fazer bem. Afinal, tanto a banana-prata, como a da terra, a ouro e a maçã – para citar as mais apreciadas em terras brasileiras – são lotadas de potássio, mineral imprescindível para os músculos, como bem sabem os atletas.

Fonte: Trecho adaptado: Revista Saúde.






Os benefícios das frutas podem ser ainda maiores se elas forem combinadas. .
É verdade que existe uma combinação de frutas capaz de prevenir a celulite, uma vilã principalmente para as mulheres?

A celulite é uma retenção de água e de toxinas nas células.
Então um suco, por exemplo, de abacaxi maçã e cenoura seria uma maneira natural de prevenir a celulite.
O abacaxi, porque tem uma enzima chamada bromelina, que é anti-inflamatória. Além disso, ele é levemente diurético. A maçã, porque é a vassourinha do organismo, ela ajuda a eliminar todas as toxinas. “E cenoura, que é riquíssima em vitamina A, é importante para recuperação e regeneração do tecido celular”

Contra a depressão - que afeta a mente e o corpo - laranja, manga e banana, juntas.
“As pessoas deprimidas, normalmente, têm pouca vitamina C, e a laranja é riquíssima em vitamina C. Essas pessoas também têm pouca vitamina A, e a manga é uma das frutas que tem mais vitamina A. A banana dá mais energia”

Até as tensões do dia-a-dia podem ser enfrentadas com frutas: é o suco antiestresse!
A banana, é uma fruta energética, rica em potássio, é a fruta de escolha para quem pratica exercício, e para quem está cansado. Vamos usar também a pera, que é uma fruta de fácil digestão, que você pode até comer à noite, é uma fruta muito boa para ser consumida. E as pessoas estressadas, normalmente, estão com o nível de vitaminas muito baixo.
As frutas que têm a quantidade maior de antioxidantes e vitaminas são as frutas vermelhas, como o morango, por exemplo.
O levedo de cerveja é usado para aumentar os níveis de serotonina, porque ele tem uma quantidade grande de vitaminas do complexo B, e tem também cromo, que é um mineral importante. “As pessoas estressadas têm esse mineral muito baixo”

Como preparar o suco antiestresse:
“É só bater no liquidificador uma banana, dez morangos e meia pera com casca. Acrescente uma colher de chá de levedo de cerveja, um copo de água e pronto. É só bater. Está pronto o suco”.





Dicas para desintoxicar seu corpo:

Alimentos muito industrializados, bebida alcóolica, gordura saturada, carne, frango, remédios entre outros, além de reduzirem o PH sanguíneo esses alimentos formam substâncias tóxicas e radicais livres no organismo, e quando consumidos em excesso e/ou com frequência eles atrapalham o funcionamento dos órgãos de “limpeza” (Fígado, rins e intestinos) fazendo com que estes não deem conta de fazer o trabalho eficiente.

Se for bem feito o processo de desintoxicação, em até três dias o organismo estará desintoxicado.
“Os alimentos desintoxicantes além de favorecerem a mobilização dos venenos e toxinas, também nutrem vitalizam e rejuvenescem”.

Os principais alimentos desintoxicantes são as frutas fontes de fibras solúveis capazes de eliminar gorduras através das fezes, seguida dos vegetais crus.
Os chás de ervas, como boldo, carqueja e dente de leão, auxiliam o trabalho do fígado. O chá de cavalinha, por exemplo, auxilia a eliminação de toxinas através dos rins por ser diurético, assim como a raiz de bardana.

E o arroz integral harmoniza a energia dos órgãos, melhorando o trabalho em conjunto destes. A água deve ser ingerida independente da sede, de forma homeopática e constante.

O ideal é beber um copo 150 ml por hora, durante as horas em que estiver desperto.
Sugiro a água mineral ou a de coco, o legal é beber água vitalizada.
A receita é simples:

Acrescente gotas de limão e um ramo de erva fresca (tomilho, alecrim ou hortelã) ou uma lâmina de gengibre numa jarra de água filtrada. Coloque essa água em local com luz natural e beba-a durante o dia.

O processo de desintoxicação é sua vontade em querer uma vida melhor mais leve e saudável.



Cortar a berinjela em rodelas grossas temperar com sal e ervinhas secas, passar na farinha de rosca (ou não).
Untar um tabuleiro com óleo e levar para assar por mais ou menos 30 minutos.
Fica deliciosa.
Receitinha recebida de uma amiga querida do blog.

http://estela-guardadosachados.blogspot.com.
Bom apetite.

O Poder da Berinjela na sua Saúde e no Emagrecimento

A berinjela é rica em vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além, disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca possui substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

Emagreça com a farinha de berinjela:
Aprenda a fazer a mistura que além de afastar o câncer e o colesterol ruim, faz perder até 5 kg em um mês!
Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Como preparar a farinha em casa:
Como a berinjela é rica em água, com 1 kg do legume fresco consegue-se fazer 100 gramas de farinha.
Ao escolher as berinjelas, prefira as de casca lisa, brilhantes e sem manchas.
Corte-as com casca em fatias finas, coloque-as em uma forma e leve ao forno em temperatura média de 200 graus por 2 horas ou até ressecarem e ficarem crocantes. Depois, triture-as no liquidificador até obter um pó, e guarde-o em recipiente fechado na geladeira.

Benefícios da farinha da berinjela:
Apesar de rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a tratar artrite e reumatismo.

COMO CONSUMIR A FARINHA?
A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso. Também inclua em sua alimentação outros alimentos ricos em vitamina C, como a laranja.
Fonte:http://www.blogdamadame.com


Patê light de berinjela:
Ingredientes
3 colheres de sopa da farinha de berinjela
2 colheres de sopa de creme de leite light
1 colher de sopa de maionese light
cebola picada a gosto, ou alho amassado
sal agosto.
Modo de preparo:
Misture tudo até formar uma pasta. Sirva com pães integrais ou torradas



A Linfa.

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio.
Quer desintoxicar?

A natureza nos deu um fantástico serviço de limpeza que percorre o corpo inteiro e retira tudo o que não serve, mas que só funciona quando existe movimento: É o Sistema Linfático.

Formado por milhares de pequenos vasos semelhantes às veias e artérias, ele trabalha de baixo para cima, portanto contra a gravidade. Isso significa que, se ficarmos parados, a sujeira estagna. Se ficarmos imóveis durante sete dias, os tecidos morrem.

O que o sistema linfático conduz é a linfa; um fluido clarinho transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma e por glóbulos brancos, formado principalmente por células linfócitos e micrófagas, famosas por tirar bactérias e outros bichos de circulação. É a chamada "linha de frente" do sistema imunológico.

A linfa remove também os excessos de líquido e proteína que os tecidos não conseguem absorver. Aí é que está o pulo do gato por uma simples razão: Mesmo não tendo bactérias no organismo, sempre existem os excessos e sobras. E isso... engorda, dói as juntas, inflama tecidos, entope os tubos e atrai oportunistas como bactérias, fungos, protozoários, vermes...

No corpo parado tudo prolifera. No corpo em movimento, os músculos fazem pressão sobre os vasos linfáticos e bombeiam a linfa para cima. Ela assim pode vencer a resistência das minúsculas válvulas que impedem seu retorno para baixo e chegar aos gânglios linfáticos, onde é filtrada.

Por isso é que os gânglios incham quando há infecção.

O que está acontecendo lá dentro? As micrófagas (literalmente "grandes engolidoras"),engolem bactérias, células cancerosas, toxinas, substâncias alergênicas e partículas estranhas de qualquer tipo, enquanto os linfócitos se reproduzem e geram anticorpos para enfrentar os elementos perigosos.

Esse incrível sistema faxineiro também inclui as amigdalas, as adenoides no nariz, que são massas de tecido linfático, ou seja, feitos de linfócitos e micrófagas, as manchas de Peyer (pequenas concentrações linfáticas ao longo do intestino delgado), o baço, o timo, a medula óssea e o apêndice e ainda está associado a muitas regiões das membranas mucosas que revestem quase todos os órgãos, especialmente do sistema digestivo, respiratório e geniturinário.

É uma equipe trabalhando o tempo todo.

Mas o melhor é que ninguém precisa decorar nomes nem saber explicar o que acontece para fazer o que interessa: Mexer-se!!

Só o movimento de respirar já bombeia a linfa. Respirar fundo e cantar então, nem se fala. Andar é bom. Andar em passo acelerado, com ritmo e entusiasmo, melhor ainda. Muitas pessoas curam-se de gripes jogando tênis, por exemplo.

Consta que com o esforço, a temperatura sobe e liquida os vírus; mas agora sabemos que o movimento da linfa desempenha papel importantíssimo na limpeza, inclusive dos vírus.

Massagens de drenagem linfática são ótimas para desintoxicar. Escovar o corpo de baixo para cima, também. Aquela bucha natural que se passa na pele durante o banho é maravilhosa.

Deitar de cabeça para baixo em um plano inclinado, por alguns minutos, ajuda muito...

Mas, nada se compara ao efeito de dançar, pular corda, nem que seja por 10 minutos. São fácil e divertido, os movimentos acontece naturalmente, a cabeça fica oca e aparece uma sensação corporal de rara alegria.

Experimente!...Mexa-se

Texto retirado do livro: Paixão emagrece, amor engorda.

Autora: Sonia Hirsch