Vinho Tinto, um Brinde a Saúde e Adeus a Homocisteína.

Colocar o vinho no cardápio do dia a dia faz bem ao coração e, segundo pesquisas, uma de suas moléculas pode combater o câncer e proporcionar longevidade. Agora, novos estudos apontam o resveratrol uma substância encontrada na uva, como sendo um aliado contra a homocisteína.


Além da degustação, conta com os benefícios da bebida na prevenção de doenças cardíacas. De artigo de luxo, o vinho vem se transformando em recomendação de muitos cardiologistas.


Os cientistas começaram a desconfiar dos benefícios do vinho para o sistema circulatório ao observar estudos de populações. Ainda nos anos 50, chamou atenção o que ocorria na França. Seu povo se empanturrava de comidas gordurosas, mas mesmo assim, tinha um índice de mortes por doenças cardíacas menores do que em outros países ocidentais. O mistério foi resolvido quando se percebeu uma diferença fundamental: eles são bebedores contumazes de vinho.


E o Suco de Uva?


Existe entre 0,03 e 0,15 miligrama de resveratrol em cada 100 gramas de uva. Mas, o vinho tinto tem valores maiores que um suco, graças ao seu processo de fabricação. Artérias sem placas Além disso, o resveratrol dificulta a agregação de plaquetas, células sanguíneas que correm até um determinado local de uma artéria, quando nela há uma lesão.


Normalmente, as plaquetas se concentram na região danificada com o objetivo de formar um tampão para estancar o sangue. Mas esse congestionamento em um vaso já estreitado pela gordura ali depositada pode causar uma obstrução fatal. Essas ações da substância do vinho estão comprovadas em trabalhos que mostram o que ocorre nos vasos sanguíneos de quem tem o hábito de bebê-lo.


Grupos de estudo de vários países estão mergulhados em evidências de que o resveratrol tem diversos efeitos benéficos. Entre eles, uma provável ação contra o desenvolvimento de tumores.


Goles contra o herpes Outras investigações, realizadas por cientistas, sugerem que o resveratrol pode ser um bom remédio contra o herpes, combatendo a inflamação.


O segredo está na casca A diferença não se deve as uvas em si, mas ao processo de fabricação da bebida. Na elaboração dos tintos, a casca da fruta é fermentada junto com a polpa. E é justamente nela que está concentrado o resveratrol. Na produção dos brancos, a casca é descartada.


Opte pelo vinho tinto. O vinho tinto tem alto teor de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro dos danos provocados pelos radicais livres, derrames e perda de memória relacionada a idade.


O excesso de álcool é particularmente prejudicial ao cérebro e aumente a probabilidade de derrames. No entanto, com moderação, o álcool tem efeitos anti-inflamatórios e tende a elevar o colesterol HDL, o colesterol bom, o que poderia ajudar a proteger os vasos sanguíneos da destruição.


O maior segredo do vinho tinto parece ser a alta concentração de antioxidantes, ausentes em outras bebidas alcoólicas.


Artigo extraído do livro "Chique é ser saudável" - Heloísa Bernardes


Portanto Amigos Tim-Tim Santé...